Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), coloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito na corrida presidencial de 2026. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 26 de janeiro, ouviu 4.500 pessoas em todo o país e apresenta quatro cenários distintos, considerando diferentes combinações de candidatos. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
No primeiro cenário, que inclui oito nomes, Lula aparece à frente com 30% das intenções de voto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vem em segundo lugar, com 13%, seguido pelo cantor Gusttavo Lima, sem partido, com 12%. O coach Pablo Marçal (PRTB) aparece com 11%, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 9%. Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União) registram 3% cada. Os indecisos somam 5%, e os votos brancos, nulos ou eleitores que não votariam totalizam 14%.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

A pesquisa também testou outros cenários, excluindo candidatos específicos. No segundo cenário, Eduardo Bolsonaro (PL) é retirado da disputa, mas a liderança de Lula se mantém. No terceiro cenário, além de Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas também é excluído, o que reforça a dianteira do petista. Já no quarto cenário, a ausência de Tarcísio, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal não altera a vantagem de Lula, que segue como o nome mais forte entre os eleitores.


A pesquisa Genial/Quaest reforça a polarização política no país e destaca a força de Lula no cenário eleitoral, mesmo com a presença de nomes como Tarcísio, que vem ganhando projeção nacional, e figuras populares como Gusttavo Lima e Pablo Marçal. Ainda assim, o percentual de indecisos e eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos sugere que a disputa está longe de ser definida.
Com a eleição de 2026 ainda distante, o cenário político pode sofrer mudanças significativas, mas, por enquanto, Lula se mantém como o principal nome na preferência do eleitorado, segundo os dados apresentados.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário