Durante a Jornada Pedagógica 2025, realizada nos dias 20 e 21 de janeiro, foi anunciado um reajuste salarial de 6,5% para os professores da rede municipal de ensino. O aumento supera a inflação e o percentual definido para o Piso Nacional do Magistério, representando uma conquista significativa para a categoria. O pagamento do reajuste, com efeito retroativo a janeiro, depende agora da apreciação da Câmara Municipal de São Luís.
Outras medidas também foram apresentadas para valorizar os profissionais, incluindo a regulamentação de progressões horizontais e verticais, titulações, estabilidade para 1.265 professores e a criação de um Prêmio de Desempenho Educacional. Estas ações serão implementadas nos primeiros meses do ano, reforçando a carreira dos educadores.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Com o tema “Acolher, Ensinar, Transformar: Uma Jornada pela Equidade na Educação”, o evento reuniu mais de quatro mil professores e gestores da rede municipal para dois dias de formação e reflexão. Realizada em formato presencial e online, a Jornada promoveu trocas de experiências, oficinas práticas e palestras que destacaram temas como inovações pedagógicas, inclusão socioemocional e educação antirracista.
A programação cultural valorizou as manifestações maranhenses, como tambor de crioula, bumba meu boi e cacuriá, e ampliou horizontes para novas práticas educacionais. Destaque para a palestra de Anna Penido, diretora do Centro Lemann, que discutiu a importância do acolhimento e do protagonismo dos estudantes, e de José Pacheco, educador que trouxe experiências internacionais em inovação na educação.
Os investimentos e as políticas voltadas à educação têm refletido em resultados expressivos, como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com São Luís alcançando a 11ª posição entre as capitais brasileiras.
A Jornada Pedagógica foi vista pelos participantes como uma oportunidade única para aprimorar a prática docente. “É muito importante começar o ano letivo com novos conhecimentos e experiências que ajudam a transformar nossa prática na sala de aula”, destacou Vanessa Cristina Santos, professora da UEB Maria Alice Coutinho.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário