Operação “Serra Delta” combate furto de energia no Sul do Maranhão

Durante a ação, 13 autuações foram realizadas, e quatro pessoas foram presas em flagrante, acusadas de envolvimento nas fraudes.

Entre os dias 16 e 19 de dezembro, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), desencadeou a operação “Serra Delta”, com o objetivo de combater o furto de energia elétrica nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Campestre. A ação, que envolveu diversos órgãos e instituições, resultou em quatro prisões em flagrante e a identificação de diversas irregularidades nos sistemas de fornecimento de energia.

Anúncios

Coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), a operação contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes da Equatorial Maranhão. Juntas, as equipes realizaram inspeções nas unidades consumidoras de energia, identificando adulterações em equipamentos de medição e desvios de energia elétrica, práticas ilegais que prejudicam tanto o fornecimento de energia quanto a segurança pública.

Durante a ação, 13 autuações foram realizadas, e quatro pessoas foram presas em flagrante, acusadas de envolvimento nas fraudes. O furto de energia é uma prática criminosa prevista no artigo 155 do Código Penal, mas, além da ilegalidade, o ato representa riscos graves à sociedade. As alterações ilegais no sistema de medição de energia sobrecarregam a rede elétrica, gerando falhas no fornecimento e aumentando a possibilidade de acidentes, como incêndios e explosões. Além disso, essas fraudes afetam diretamente o fornecimento de energia a serviços essenciais, como escolas e hospitais, colocando em risco a segurança da população.

Anúncios

Esta operação é a terceira deste tipo realizada pela Polícia Civil em 2024. Em março, ocorreu a “Operação Rota Sul II”, que também visou o combate ao furto de energia nas cidades da região Sul do estado, incluindo Imperatriz, Cidelândia, Davinópolis e Grajaú. Já em abril, ações similares foram realizadas em Imperatriz, Ribamar Fiquene, Grajaú e Vila Nova dos Martírios.

De acordo com a Equatorial Maranhão, as fraudes no consumo de energia elétrica são responsáveis por sérios prejuízos financeiros e operacionais, afetando diretamente o abastecimento de energia e os consumidores honestos. As autoridades alertam que o combate a essas práticas continua sendo uma prioridade, com a previsão de novas operações em outras regiões do estado.

Anúncios

A operação “Serra Delta” reforça o compromisso das forças de segurança pública do Maranhão em garantir um ambiente mais seguro e justo para a população, combatendo práticas criminosas que afetam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios