A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Bazófia, que desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Auxílio Emergencial e em operações bancárias ilícitas contra a Caixa Econômica Federal. O nome da operação faz alusão à ostentação dos investigados, que exibiam seu padrão de vida elevado nas redes sociais.
A ação mobilizou 90 agentes para cumprir 14 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Bacabal (MA) e Teresina (PI). As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Segundo as investigações, o grupo criminoso invadia contas de beneficiários do Auxílio Emergencial para realizar pagamentos fraudulentos de boletos bancários, desviando os recursos para contas de “laranjas”, utilizadas para saques ou depósitos. A movimentação financeira incluía transferências em cadeia e lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada, com aquisição de bens de luxo para mascarar a origem dos valores.
As autoridades destacam que os prejuízos ainda estão sendo apurados, mas os valores são significativos, considerando a posse de veículos de luxo e outros bens de alto valor pelos investigados.
Os suspeitos responderão por organização criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivo eletrônico, entre outros crimes que possam ser confirmados ao longo das investigações.
A Polícia Federal segue aprofundando as apurações para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o impacto financeiro causado pelas fraudes.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário