O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Illusio, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão em três municípios: São Luís Gonzaga, São Luís e Penalva. A operação foi autorizada pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados e busca apurar irregularidades na contratação de serviços terceirizados pela Prefeitura de São Luís Gonzaga.
As investigações apontam indícios de ilegalidades no contrato firmado entre o município e a empresa Instituto Singulare, responsável pela terceirização de mão de obra. Foi determinado o bloqueio de R$ 1.491.252,45 das contas bancárias dos investigados, valor estimado como o prejuízo parcial causado aos cofres públicos.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Contexto das investigações
A Operação Illusio é um desdobramento das ações iniciadas em abril deste ano, quando a Operação Spectrum revelou supostas fraudes em contratos firmados por outras empresas com o município. Segundo o Gaeco, a contratação do Instituto Singulare seria uma fachada, já que os serviços terceirizados descritos no contrato estão sendo realizados por servidores municipais.
Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura de São Luís Gonzaga, nas Secretarias de Finanças e Assistência Social, na Comissão de Licitação e em cinco locais na capital, São Luís. A ação contou com o apoio das Polícias Civil e Militar, além de promotores de diversas cidades, como Açailândia, Anajatuba e Chapadinha.
Próximos passos
Equipamentos eletrônicos e documentos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), com o objetivo de embasar as denúncias contra os investigados.
O significado de Illusio
O nome da operação, “Illusio”, significa “ilusão” em latim e faz alusão à suposta natureza fraudulenta do contrato firmado, que aparentava ser legítimo, mas escondia práticas irregulares.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário