Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), anunciou oficialmente o afastamento do vereador Umbelino Júnior (PSB) durante a sessão ordinária. A medida foi tomada em cumprimento a uma decisão judicial que também afastou servidores ligados ao gabinete do parlamentar.
De acordo com Paulo Victor, a Casa Legislativa foi notificada no último dia 14 de novembro e, desde então, seguiu integralmente as determinações judiciais. “A Câmara Municipal de São Luís foi oficialmente comunicada e a Mesa Diretora fez cumprir a decisão judicial, com a devida comunicação ao poder judiciário”, afirmou.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos, especialmente com a proximidade do encerramento da legislatura e a votação de pautas importantes, como o orçamento municipal, o suplente Aldo Rogério (PRTB) foi convocado e tomou posse imediatamente como vereador de São Luís.
Operação e investigação
O afastamento de Umbelino Júnior ocorre no contexto de uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). O parlamentar é investigado por suspeita de desvio de salários de servidores do seu gabinete, prática conhecida como “rachadinha”.
A operação foi deflagrada na última quarta-feira (13) e incluiu o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís e Imperatriz. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias, a apreensão de bens e o afastamento de 17 pessoas relacionadas ao caso, incluindo o próprio vereador.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário