O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luís, traz uma programação variada neste mês, com oficinas, exposições e apresentações culturais que vão do hip hop ao patrimônio cultural afro-brasileiro. Confira alguns dos destaques:
Seletiva Kebrada 2024

Até 9 de novembro, DJs, MCs, grupos de hip hop e grafiteiros podem se inscrever para a Seletiva Kebrada, que escolherá os artistas da 7ª edição do evento que celebra a cultura das periferias do Maranhão. Interessados devem enviar um portfólio e preencher o formulário de inscrição.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Exposições: Cultura Indígena e Cultura Popular Maranhense

Duas exposições já estão abertas para visitação. A mostra “Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação”, itinerante do Museu da Língua Portuguesa, explora as línguas indígenas brasileiras com uma curadoria da artista indígena Daiara Tukano e da antropóloga Majoí Gongora. A exibição está disponível até 22 de novembro. Outra exposição em cartaz é “Ocupa CCVM – Amazônia em Foco 2024”, onde o artista Thiago Fonseca apresenta “Travessias de Encantarias”, instalação inspirada nos elementos culturais do Maranhão. A mostra coletiva, que vai até 30 de novembro, também inclui obras de outros artistas regionais.

Programação do Mês da Consciência Negra

No âmbito da Consciência Negra, o CCVM oferece atividades e apresentações que enaltecem a cultura afro-brasileira. Entre elas, a Oficina de Tranças Afro, que ocorre de 5 a 9 de novembro às 15h, ministrada por Rosalina Oliveira, trancista com 40 anos de experiência.


As apresentações de Tambor de Crioula também integram a programação especial. No dia 7 de novembro, o Tambor de Crioula de Santa Fé se apresenta às 19h, seguido pelo grupo Carinho de São Benedito, no dia 14 de novembro, também às 19h. Ambos prometem envolver o público em uma celebração da tradição maranhense.
Hip Hop no CCVM

Para os entusiastas da cultura hip hop, o CCVM promove oficinas de break nos sábados, dias 9 e 16 de novembro, às 16h. Os B-boys Macaxeira e Skylo estarão no pátio do centro cultural ensinando movimentos e oferecendo dicas para todos os níveis de praticantes.
Esses eventos reforçam o compromisso do CCVM em celebrar e preservar as manifestações culturais locais, promovendo o acesso gratuito a uma programação diversa.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário