São Luís se prepara para receber o Circuito Areté – Tempo de Festa, um projeto que promove e celebra a cultura cabocla com foco na preservação e valorização dos povos originários brasileiros. A programação ocorrerá de 13 a 16 de novembro, com atividades em escolas e apresentações culturais abertas ao público.
Ao completar uma década de resistência e estudo das tradições Pindorâmicas e Caboclas, o Circuito Areté chega com o propósito de incentivar o conhecimento ancestral, ao mesmo tempo que busca uma reparação social, histórica e ambiental. O evento une o Coletivo Aldeia e o Coletivo Wetçamy em uma proposta de fortalecimento da economia criativa, conectando comunidades tradicionais, artistas, pesquisadores e escolas da região.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A programação é dividida em duas etapas. Nos dias 13 e 14, atividades exclusivas em escolas locais proporcionarão vivências indígenas e rodas de conversa. Já nos dias 14, 15 e 16, o público em geral poderá assistir a espetáculos infanto-juvenis e shows gratuitos em espaços culturais de São Luís.
No Laborarte, serão apresentados os espetáculos “Pindorama, Antes de Chamar Brasil” e “Ypupyara”, direcionados ao público jovem. A banda Cabokaji, ao lado dos líderes indígenas Cacique Idyarrury e Guerreiro Idyarony (do Coletivo Wetçamy) e artistas convidados, encerrará o evento com apresentações no Reocupa e Tebas Café.
Os ingressos, gratuitos, estarão disponíveis na plataforma Sympla e no local dos eventos, permitindo ampla acessibilidade para a comunidade. Mais informações sobre a programação e acesso podem ser encontradas no perfil do Coletivo Aldeia no Instagram (@aldeiacoletivo).
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário