Trabalhadores do setor alimentício no Maranhão apresentam reivindicações; Sindicato aposta em negociação e descarta greve

O presidente do SINDPANIP, Reinaldo Diniz, desmentiu rumores de que os trabalhadores do setor alimentício estariam em greve.

Em assembleia realizada na última quarta-feira (31), o Sindicato dos Trabalhadores com Produtos Alimentícios do Estado do Maranhão (SINDPANIP), representando funcionários de empresas como Grupo Mateus, Fribal e Frango Americano, aprovou uma série de reivindicações que visam melhorias salariais e de condições de trabalho. A lista de demandas será apresentada aos empregadores nos próximos dias, com a expectativa de que se alcance um consenso favorável sem necessidade de paralisação.

Anúncios

Entre as principais reivindicações estão o estabelecimento de um piso salarial de R$ 1.690,00 e um reajuste de 9,5% para salários superiores ao piso. Os trabalhadores também exigem um ticket de alimentação de R$ 500,00, plano odontológico custeado pelos empregadores e perícia para insalubridade. Outras pautas incluem ajustes no desconto de vale-transporte, fornecimento de uniformes e EPI’s, além de uma cesta natalina.

Além das questões salariais e de benefícios, os trabalhadores solicitam melhorias nas condições de trabalho, como controle de banco de horas, penalidades para desvios de função, transparência nas metas de desempenho, quadro de promoções e simplificação na entrega de atestados médicos. Há, ainda, o pedido de que o aplicativo UNI MATEUS não seja obrigatório durante períodos de descanso e folga.

Anúncios

O presidente do SINDPANIP, Reinaldo Diniz, desmentiu rumores de que os trabalhadores do setor alimentício estariam em greve. O esclarecimento veio após a circulação de um vídeo de uma assembleia no auditório da FETIEMA, sugerindo indevidamente que a categoria havia aprovado uma paralisação. Segundo Diniz, o encontro foi dedicado exclusivamente à discussão das demandas, sem qualquer deliberação por greve.

“O que foi aprovado ontem foi apenas a pauta de reivindicação. Acreditamos no diálogo com as empresas, inclusive com o Grupo Mateus, para avançarmos nas questões salariais sem a necessidade de paralisação”, declarou Diniz. Ele também demonstrou confiança no empresário Wilson Mateus, proprietário do Grupo Mateus, expressando a expectativa de que a empresa esteja disposta a reconhecer as perdas salariais dos trabalhadores e a evitar medidas extremas.

Anúncios

A pauta aprovada será agora apresentada aos empresários, e o sindicato espera que o entendimento entre ambas as partes leve a um acordo que contemple as necessidades dos trabalhadores e as possibilidades das empresas, afastando a possibilidade de greve no setor alimentício do Maranhão.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios