A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) lançaram o edital para o preenchimento de 555 vagas em cursos livres de artes oferecidos pelo Núcleo Arte Educação (NAE) no próximo ano. Outras 555 vagas serão destinadas a cadastro reserva. As inscrições, gratuitas, acontecem de 9 a 20 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Seduc.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
As oportunidades abrangem três grandes áreas: teatro, dança e música. Na dança, as opções vão desde Ballet Clássico (infantil e regular), Jazz Dance e Dança Contemporânea até a Dança Popular Maranhense. Em música, são oferecidos cursos de Piano, Violão e Canto Coral, além da modalidade de Teatro. Todos os cursos têm níveis de iniciação e intermediário.
As aulas serão ministradas em espaços culturais emblemáticos de São Luís, como o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), o Teatro João do Vale e o Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com opções de horário nos turnos da manhã, tarde e noite.
A política de acesso estabelece prioridade para estudantes da rede pública de ensino, que terão garantidos 85% do total de vagas. Os 15% restantes são para alunos de escolas privadas, comunitárias ou filantrópicas. A idade mínima para inscrição varia: 7 anos para Ballet Clássico Infantil e Teatro (iniciação), 8 anos para os demais cursos de iniciação, e 15 anos para todas as modalidades do nível intermediário.
Processo de seleção
A seleção será realizada por ordem de inscrição, desde que o candidato atenda aos critérios do edital. Todos os inscritos passarão por audições e entrevistas, marcadas para o período entre 9 e 18 de março. Essas etapas são classificatórias para os cursos de iniciação e eliminatórias para os de nível intermediário. Para este último, é necessário comprovar experiência básica na área, exceto para a Dança Popular Maranhense, que não exige conhecimento prévio.
Os cursos terão duração de um ano letivo, com carga horária total de 96 horas. Para receber o certificado, os alunos deverão cumprir frequência mínima de 75% e participar obrigatoriamente dos espetáculos finais de cada modalidade.
Os locais e horários das audições serão divulgados nos canais oficiais da Seduc. A lista final de aprovados será publicada em 20 de março, com início das aulas previsto para 23 de março de 2026.


Deixe um comentário