Uma operação da Polícia Federal desarticulou nesta terça-feira, 4 de novembro, um esquema de fraude na concessão de empréstimos consignados no município de Cachoeira Grande, no Maranhão. A investigação, batizada de Operação Portaria Falsa, aponta que o então secretário municipal de Planejamento era o suposto mentor de um golpe que causou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão à Caixa Econômica Federal.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
As apurações tiveram início após um ofício da própria Caixa alertar sobre irregularidades na contratação de empréstimos. De acordo com as investigações, indivíduos se passavam por servidores públicos municipais para contrair os empréstimos. Para isso, utilizavam uma série de documentos forjados, como portarias de nomeação, contracheques e cartas de margem consignável.
Uma vez aprovados os créditos, a maior parte do valor era repassada ao então secretário de Planejamento, que articulava o esquema. As investigações constataram que os beneficiários finais dos empréstimos não tinham qualquer vínculo empregatício com a prefeitura.
Durante a ação desta manhã, a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão e 20 ordens de quebra de sigilo bancário. Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e apurar a totalidade dos prejuízos causados às instituições financeiras e aos cofres públicos.


Deixe um comentário