Nesta sexta-feira, 31 de outubro, a partir das 18h, a sede do Boi de Leonardo, no bairro da Liberdade, recebe a roda de conversa “Onde tem mulher, tem tambor: intercâmbio entre Zabumbeiras e Baque Mulher”, um encontro que celebra a força feminina na cultura popular e marca as comemorações pelos 5 anos do Maracatu Baque Mulher São Luís.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A roda contará com a presença de Mestra Joana Cavalcante, fundadora do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher e primeira mulher a se tornar mestra de uma Nação de Maracatu, referência nacional na luta pela valorização e protagonismo das mulheres na tradição do maracatu de baque virado.
O intercâmbio reúne o Baque Mulher São Luís, coletivo formado por mulheres que expressam, por meio da batida do maracatu, o poder ancestral e a luta por igualdade, e o grupo Zabumbeiras, coletivo feminino dedicado a ensinar e difundir o toque da zabumba entre mulheres. Atualmente, as Zabumbeiras estão sediadas no Boi de Leonardo, tradicional grupo de zabumba presidido também por uma mulher, Mestra Regina Avelar.
A proposta do encontro é fortalecer os laços entre mulheres que tocam, criam e resistem dentro da cultura popular, reafirmando que “lugar de mulher é onde ela quiser”. A roda busca dar visibilidade à atuação feminina nos tambores e discutir caminhos para romper com tradições patriarcais que, historicamente, relegaram às mulheres papéis secundários, mesmo sendo elas parte essencial da criação e manutenção das manifestações culturais.


Deixe um comentário