Uma força-tarefa da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Santa Chaga. O alvo é uma organização criminosa suspeita de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com as investigações, o grupo desviava o dinheiro público para pessoas sem qualquer vínculo com a rede de ensino, supostamente para a compra de apoio eleitoral. Os valores também eram direcionados a empresas contratadas com indícios de irregularidades e para familiares de agentes políticos.
A operação cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em quatro cidades: São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. Por determinação da Justiça, um agente político e três servidores públicos ligados à prefeitura de São Benedito do Rio Preto foram afastados de suas funções.
Os investigados poderão responder por crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 18 anos de prisão. A operação segue em andamento para apurar a totalidade do prejuízo causado aos cofres públicos.


Deixe um comentário