Justiça Eleitoral cassa mandato de vereadora no Maranhão por fraude de gênero

A defesa pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Em decisão da 64ª Zona Eleitoral, a juíza Luana Cardoso Santana Tavares cassou o diploma e o mandato da vereadora eleita Carmen Suely Borges Caldas, conhecida como Professora Carmen Borges (PP), do município de Godofredo Viana. A sentença, proferida na última sexta-feira (10), atende a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pelo Ministério Público Eleitoral.

A ação acusou a candidatura de cometer fraude à cota de gênero, mecanismo que visa assegurar a participação mínima de mulheres nas eleições. De acordo com a magistrada, a investigação confirmou a irregularidade ao constatar a quase inexistência de campanha por parte de duas candidatas que compunham a chapa: Maria José Barbosa Ferreira Reis (Irmã Mariazinha) e Leila Regina Peixoto dos Santos. Ambas registraram movimentação financeira ínfima e receberam apenas 2 e 4 votos, respectivamente, indicando que suas candidaturas teriam sido registradas apenas para preencher formalmente a cota, sem intenção real de disputa.

Anúncios

Em nota, a vereadora cassada e a executiva municipal do Partido Progressista em Godofredo Viana repudiaram a decisão judicial e defenderam a legalidade do registro de todas as candidaturas. A defesa pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios