Até este sábado, dia 4 de outubro, o Teatro Sesc Napoleão Ewerton será palco da Mostra GAIM, culminância do projeto Teatro Sesc Formações, que estreia cinco novos espetáculos produzidos por jovens artistas maranhenses após seis meses de intenso percurso formativo.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O GAIM – Gestão de Artistas Independentes do Maranhão, atualmente em sua 3ª edição, nasceu para responder a uma lacuna histórica na formação cultural do estado: a carência de cursos que integrem aspectos práticos da cena, como cenotecnia, iluminação, sonoplastia, caracterização e, sobretudo, gestão cultural. Estruturado em etapas articuladas — inscrições, formações, tutorias, ensaios e apresentações — o projeto propõe um aprendizado contínuo, que alia teoria e prática e culmina na experiência cênica compartilhada com o público.
Nesta edição, os participantes passaram por conteúdos de gestão estratégica e por tutorias artísticas especializadas em encenação, iluminação, sonoplastia e caracterização. Além disso, receberam subsídio para custos operacionais, o que possibilitou a montagem de trabalhos originais. O resultado são espetáculos que transitam entre teatro, dança, teatro para as infâncias e performances, refletindo a potência criativa de uma nova geração de artistas.
Desde sua primeira edição, o GAIM já demonstrava impacto social, artístico e humano, e em 2024 consolidou-se como marco para a formação em gestão artística no Maranhão. Ao entrelaçar teoria, prática e experimentação, o projeto abriu espaço para que jovens coletivos universitários e independentes pudessem se lançar no circuito cultural de São Luís.
Assim, a Mostra GAIM 2025 não é apenas o encerramento de um ciclo, mas a confirmação da relevância de um projeto que fortalece a cena independente, amplia a profissionalização no setor cultural e dá visibilidade à produção artística contemporânea maranhense.
PROGRAMAÇÃO
DATA: 02/10/2025
ESPETÁCULO: ENTRELINHAS
PRODUÇÃO: COLETIVO CASULO/MA
SESSÃO: 19H30
INDICAÇÃO: LIVRE
SINOPSE: No espetáculo “Entrelinhas” o Coletivo Casulo mergulha no percurso emocional do luto, na travessia árdua de uma terra para outra e na bagagem cultural potiguar dos atores, conduzindo o espectador por um acervo de memórias afetivas que despertam saudade, pertencimento e conexão com suas raízes culturais. A partir da dor da perda, especialmente marcada pelas lembranças vividas com os avós, o espetáculo vem se debruçando nessa narrativa delicada e profundamente humana, na dualidade entre o silêncio e o grito, na ausência e na presença sentida, na memória como um território vivo.
DATA: 03/10/2025
ESPETÁCULO: RAÍZES
PRODUÇÃO: VALDENIRA BAIMA/MA
SESSÃO: 19h30
INDICAÇÃO: LIVRE
SINOPSE:O trabalho tem como inspiração, as questões da vida cotidiana que levam as pessoas a mergulharem nas profundezas de si mesmas, ao mesmo tempo traz a capacidade de restauração, agradecimento e celebração da vida diante dos desafios enfrentados todos os dias pela sobrevivência, além disso, chama a atenção para a necessidade de dispensar um espaço rotina acelerada, para o cuidado e fortalecimento das raízes que sustentam o corpo, a mente e o espírito, para obter melhor qualidade de vida. Nesse espaço pode ser incluído o lazer, a arte, as práticas integrativas, as celebrações em comunidades, as festas tradicionais, reafirmando a representatividade do artista independente nos espaços artísticos e sociais.
DATA: 04/10/2025
ESPETÁCULO: A-MAR
PRODUÇÃO: COLETIVO TUCUM/MA
SESSÃO: 19h
INDICAÇÃO: 10 anos
SINOPSE: Misturando poesia, escrita de si, teatro, performance, e a biografia de um artista, quilombola, negro e LGBTQIAPN+, surge o projeto A-Mar. Uma performance teatral que busca desenvolver a construção de si, a reflexão sobre corpos dissidentes e como o amor romântico está constituído na nossa sociedade por meio de um espetáculo emocionante. Surgida a partir de um conjunto de poesias afetivas e autorais, além de referências como o poeta José Régio e a cantora de MPB Liniker, o espetáculo A-Mar é um monólogo que aborda a identidade de Leônidas Melo, ator, diretor de produção e artista criador da proposta, misturando elementos de sua vida pessoal e tempo em sua cidade natal, Alcântara-MA e com seus textos autorais culminando em uma experiência artística e teatral completa abordando temas como Identidade de gênero, racismo, LGBTQIAPN+fobia, além de afirmar o óbvio, todo corpo merece ser amado.
DATA: 04/10/2025
ESPETÁCULO: O BAÚ DA VÓ CATARINA
PRODUÇÃO: COLETIVO BAIXADA/MA
SESSÃO: 15H
INDICAÇÃO: LIVRE
SINOPSE: Após a morte da avó Catarina, os irmãos Lino, Tito e Zuri voltam à antiga casa da família no centro histórico de São Luís. Lá, descobrem um baú mágico guardado por Mina, uma antiga boneca de pano que ganha vida e os leva para dentro das histórias, cheiros e lembranças da avó. Em uma jornada cheia de humor, aventura e emoção, os três precisarão entender que o maior segredo do baú é aquilo que não se pode ver.


Deixe um comentário