Um requerimento apresentado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS pede a quebra de sigilo dos registros de um jatinho de R$ 2,8 milhões usado pelo senador Weverton (PDT-MA) e pelo empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, principal alvo das investigações. O pedido, feito pelo deputado Evair de Melo (PP-ES), solicita os planos de voo e deslocamentos da aeronave nos últimos 48 meses.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O objetivo, segundo o documento, é verificar coincidências de deslocamentos, compartilhamento da aeronave e se o avião foi usado para beneficiar atividades ilícitas. O requerimento ainda precisa ser votado pelo colegiado.
A aeronave, um Beech Aircraft F90 de prefixo PT-LPL, está formalmente registrada em nome da empresa Air Connect S/A, cuja proprietária é a empresária maranhense Joelma dos Santos Campos. Ela é esposa de Erik Marinho, advogado do Careca do INSS e amigo do senador Weverton. Em outro requerimento, Evair de Melo pede a convocação de Joelma para prestar esclarecimentos.
Em depoimento à CPMI na última quinta-feira, o Careca do INSS confirmou ter usado o jatinho, mas afirmou que o fez por meio de um corretor de aviação, negando qualquer relação com Weverton. Já o senador, em conversa com a imprensa, alegou que apenas pega “carona” na aeronave e garantiu nunca ter viajado ao lado do lobista.
Erik Marinho, por sua vez, confirmou o uso compartilhado do avião com ambos, mas classificou a situação como uma “mera coincidência”. Ele explicou que, às vezes, cobra despesas pelo uso, mas negou que se trate de uma locação formal.
As investigações buscam apurar se o jatinho foi utilizado como parte do esquema de fraudes na previdência, que desviou aproximadamente R$ 6 bilhões, segundo a Operação Sem Desconto da Polícia Federal.


Deixe um comentário