Uma operação conjunta do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) resultou na interdição de uma bomba de combustível do Posto Maranhense, localizado na Avenida São Sebastião, no bairro Cruzeiro do Anil. A ação, parte da rotina de fiscalizações do órgão, verificou uma série de irregularidades que iam desde a qualidade do produto até condições de segurança consideradas de risco.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com o relatório da fiscalização, o etanol hidratado comercializado no local apresentava densidade fora dos padrões legais, o que pode configurar prejuízo ao consumidor. Além disso, os agentes identificaram outras infrações graves. Foi constatado vazamento em um bico de combustível mesmo com a bomba desligada, falta de limpeza no tanque de diesel S10 e, principalmente, a ausência de proteção adequada em cabos elétricos.
Esta última irregularidade, segundo os técnicos, aumenta significativamente o risco de ignição por faíscas ou curtos-circuitos, criando um cenário perigoso em uma área com presença de vapores inflamáveis.
A presidente do Procon/MA, Karen Barros, ressaltou que a atuação do órgão é contínua. Ela afirmou que o objetivo das fiscalizações e das penalidades aplicadas é coibir práticas abusivas, com um caráter pedagógico para que outros estabelecimentos respeitem os direitos do consumidor.
Os consumidores que identificarem irregularidades em postos de combustível ou em outros estabelecimentos podem formalizar denúncias por meio do site procon.ma.gov.br, do aplicativo VIVA/Procon ou pelas redes sociais do órgão.


Deixe um comentário