Depois de percorrer mais de 20 países com seus espetáculos solo, o ator e dramaturgo Vinícius Piedade divide, desta vez, o palco com Evas Carretero em uma montagem provocadora e atual. O espetáculo “Tudo Acontece numa Segunda-Feira de Manhã”, primeiro da trilogia “Pessoas Trabalhando”, será apresentado no dia 25 de setembro (quinta-feira), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, dentro do projeto “Convite ao Teatro”, com ingressos a preços populares.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Sob direção de Silvana Garcia, a obra mistura humor e ironia para expor os limites extremos a que candidatos são submetidos em processos seletivos. Em um jogo metalinguístico, a peça convida o público a refletir sobre as condições de trabalho, ao mesmo tempo em que desenha um retrato irreverente e perturbador do mercado contemporâneo.
“Essa questão sempre me intrigou. Afinal, passamos a maior parte da nossa vida no ofício, seja ele qual for. E hoje, com as discussões sobre inteligência artificial, quais são os empregos que continuarão existindo? E qual será o impacto do fim de alguns trabalhos para as pessoas?”, reflete Piedade.
Sobre a encenação
Em cena, Vinícius e Evas interpretam atores em busca de um papel — ou de um emprego. Eles participam de um teste que coloca os personagens em situações-limite. Na primeira história, um homem desempregado há muito tempo decide participar de uma entrevista levando uma bomba presa ao corpo, exigindo sua contratação. Na segunda, um candidato é submetido a dinâmicas tão absurdas que sua vida pode estar em risco.
“Tudo Acontece numa Segunda-Feira de Manhã tem um quê de recomeço. É como um grande teste para um espetáculo, o que nos permitiu utilizar muitos elementos do próprio teatro, como exercícios de atuação”, explica Piedade.
O espetáculo também aponta para as consequências emocionais do desemprego, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e a perda de autoconfiança.
Para a diretora Silvana Garcia, a força da peça está no ritmo e no jogo cênico:
“A direção está centrada no diálogo entre os atores, como se fosse uma coreografia de
tensões e distensões. Optei por não usar trilha sonora para valorizar o texto, as pausas e a interação entre eles.”
Após a apresentação em São Luís, o espetáculo segue para Portugal.
SINOPSE
Você já passou por uma entrevista de emprego tão absurda que parecia um teste de
resistência?
Em “Tudo Acontece numa Segunda-Feira de Manhã”, essa realidade é levada ao extremo. Dois atores vivem candidatos desesperados que enfrentam dinâmicas insanas e entrevistas fora de controle em busca de uma vaga. Entre o riso e a tensão, a peça escancara — com muito humor e ironia — as crueldades do mercado de trabalho e os limites que as pessoas são capazes de ultrapassar para conquistar uma oportunidade.
Parte da trilogia “Pessoas Trabalhando”, o espetáculo mistura crítica social, irreverência e situações inesperadas, convidando o público a rir, refletir e se reconhecer nessas histórias.


Deixe um comentário