O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) prendeu, na manhã desta terça-feira (16), o ex-prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge Torres, durante a Operação Maat – Fase Prato Cheio. A ação, que conta com apoio da Polícia Civil, investiga um esquema de desvio de recursos da merenda escolar no município. O ex-gestor foi localizado e detido em um condomínio de luxo na região do Calhau, em São Luís.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Além dele, foi presa sua irmã, Gihan Ayoub Jorge Torres, que ocupava o cargo de secretária municipal de Administração e Finanças durante a gestão do irmão. Ela já está sob custódia. Também são alvos da operação o empresário Antônio da Conceição Muniz Neto e o ex-chefe do almoxarifado da prefeitura, Jonaldo Sousa Costa, que não foram presos nesta etapa.
As investigações, conduzidas pelo promotor de Justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira, tiveram início a partir de uma denúncia do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). Segundo o MP-MA, o grupo é acusado de desviar mais de R$ 1,2 milhão repassados ao município em 2014, especificamente para a compra de alimentos para estudantes da rede pública.
O prejuízo aos cofres públicos foi calculado em R$ 1.258.188,29. De acordo com as apurações, os recursos, que deveriam garantir a alimentação dos alunos, foram apropriados de forma ilegal pelos investigados.
Em cumprimento a mandados de busca e apreensão, os agentes apreenderam três veículos, joias e quantias em dinheiro vinculadas aos investigados. A operação segue em andamento para apurar a totalidade do esquema e identificar outros possíveis envolvidos.
O ex-prefeito e os demais investigados devem responder por crimes contra a administração pública, como peculato e desvio de verba pública.


Deixe um comentário