Os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) em 2025 revelaram mais uma promessa do judô Maranhense: a atleta RKayara Rocha Ferreira, integrante do projeto social Farol dos Campeões, mantido pelo Porto São Luís.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O jovem judoca, de apenas 13 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria Infantil Sub-15 e garantiu vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), além de vaga no Judô Brasileiro.
O projeto Farol dos Campeões, mantido pelo Porto Sao Luis, oferece aulas gratuitas de judô, com na escola contraturn, uh a 60 crianças e jovens das comunidades de Cajueiro e, e Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal), Ma Chica e adjacências realizadas na própria comunidade. Criado há dois anos, já tem resultados significativos, dentro e fora do tatame. Sob a orientação do Sensei Witacuci Bezerra, o projeto tem transformado a rotina de crianças e jovens, ao unir esporte, disciplina e inclusão social.
“Este foi o segundo ano que nossos alunos competiram nos JEM’s, e o resultado mostra a evolução do trabalho. Tivemos três judocas disputando e conquistamos a primeira campeã, Rkayara, agora classificada para JEB’s e o Judô Brasileiro em Joao Pessoa (PB). Ela é uma atleta que inspira seus colegas, mostrando que o judô pode ser muito mais do que lazer: pode ser um passaporte para novas conquistas e oportunidades”, disse Witacuci Sensei.
Uma história que inspira
Filha da costureira Zuleide de Jesus Rocha e do ferreiro-armador Wanderson Machado Ferreira, Rkayara é a primeira atleta da família a conseguir projeção na modalidade. Além dela, o irmão Arthur Rocha, de 11 anos, também faz parte do projeto. Para a família, os benefícios vão muito além das medalhas e valem muito mais que ouro ou prata:
“O judô transformou a vida da minha filha. O comportamento dela melhorou muito, o desempenho na escola cresceu, e agora temos muito orgulho de ter uma campeã em casa, em todos os sentidos. Somos muito gratos a Porto Sao Luis por tudo isso na vida de Rkayara, que antes era muito desorganizada e impaciente com seu irmão. Depois do judô ela se tornou uma menina estudiosa, disciplinada e mais responsável, respeitosa e muito focada no treinamento, pois pretende se tornar uma Sensei no futuro. Se não fosse pelo projeto ela não teria toda essa transformação pessoal Nem temos palavras para agradecer a Porto Sao Luis por tudo isso” declarou a emocionada dona Zuleide, mãe de judoca.
A própria atleta reconhece o impacto do judô em sua vida:
“Estou muito feliz com essa conquista e treinando forte para o brasileiro e para os JEBs. Às vezes acho que estou sonhando. Sou grata a Porto Sao Luis e ao nosso Sensei por acreditar em mim e nos dar essa chance. E continuo treinando para melhorar cada dia mais”, disse Rkayara.
Compromisso com a transformação social
Para Porto Sao Luis, o Farol dos Campeões integra o eixo esporte de seu Programa Social, que busca a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens, promovendo educação, disciplina e cidadania.
“O esporte tem um poder transformador. O resultado da Rkayara mostra como essa parceria entre comunidade e empresa pode mudar realidades, combater desigualdades e abrir novas perspectivas. Vamos acompanhar e apoiar o atleta nas próximas competições nacionais, sempre acreditando que o judô pode ser um caminho de inclusão e desenvolvimento”, disse Livia Candice, coordenadora socioambiental do Porto São Luís.
Com o ouro nos JEM’s e a vaga nos JEB’s e no brasileiro, Rkayara se consolida como símbolo do potencial dos projetos sociais esportivos. Mais do que medalhas, sua trajetória reflete esperança, disciplina e a construção de um futuro mais promissor para os jovens maranhenses.


Deixe um comentário