A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou a Operação Curimã II para combater a extração ilegal de ouro na região de Centro Novo do Maranhão. O alvo da ação foi a área conhecida como Garimpo do Cipoeiro, onde foram apreendidos e inutilizados equipamentos usados na mineração clandestina.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com as autoridades, foram destruídas duas pás carregadeiras e diversos motores utilizados no garimpo irregular. Também foram apreendidas outras sete máquinas do mesmo tipo, um trator e dois caminhões caçamba. Os agentes cumpriram ainda três mandados de busca e apreensão em residências de investigados.
A operação contou com equipes especializadas da PF, incluindo o Comando de Operações Aéreas, o grupo de Bombas e Explosivos e o grupo de Pronta Intervenção, além do apoio do Centro Tático Aéreo e do Ibama. As investigações apuram crimes de usurpação de bens da União e danos ambientais, conforme a legislação brasileira.
As investigações continuam em andamento, com a produção de laudos periciais, análise de imagens de satélite e o interrogatório dos envolvidos. A ação visa coibir a atividade ilegal, que causa danos ambientais significativos e explora recursos minerais pertencentes à União.


Deixe um comentário