O Ministério Público do Maranhão (MPMA) recomendou a exoneração imediata de secretários e servidores comissionados da Prefeitura de Dom Pedro, município administrado por Galego Mota (PSB). A medida, detalhada em uma representação à qual a reportagem teve acesso, aponta uma extensa rede de nepotismo e favorecimento familiar na estrutura da gestão municipal.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com o promotor Wlademir Soares de Oliveira, responsável pela investigação, a administração pública local foi transformada em um reduto de parentescos. A Secretaria de Saúde, comandada por Andréia Vieira dos Santos, tem sua mãe, Elizangela Vieira dos Santos, como coordenadora de Programas Sociais na Assistência Social, e sua irmã, Andressa Vieira dos Santos, como coordenadora na mesma pasta.
Na Secretaria de Administração, chefiada por Sônia Lúcia Lopes Feitosa Machado, duas de suas irmãs ocupam cargos: Ana Lúcia Feitosa Custódio, como auxiliar administrativa na Assistência Social, e Laura Lúcia Feitosa de Sousa, como coordenadora do Hospital Municipal.
O esquema se repete em outras pastas. O secretário de Obras, Márcio Arlindo Gomes Matos, tem o filho, Márcio Arlindo Gomes Matos Júnior, como professor na Educação, e outros dois parentes em cargos de coordenação: Vinícius Kaique Gomes Matos Júnior (Agricultura e Meio Ambiente) e Delmara Gomes Matos Júnior (diretora na Educação). Sua irmã, Márcia Gerdia Gomes Matos Carneiro, também é servidora comissionada na Assistência Social.
Além da questão do nepotismo, o MP destacou que parte dos nomeados não possui qualificação técnica compatível com os cargos, o que, segundo a instituição, agrava o caráter de irregularidade das nomeações.
A recomendação do Ministério Público estabelece um prazo para o cumprimento das exonerações. Caso a prefeitura não acate a medida, o promotor alerta que poderá mover ações judiciais por improbidade administrativa contra o prefeito, o que pode ameaçar sua permanência no cargo.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário