Justiça da Itália mantém deputada Carla Zambelli na prisão

A condenação, relacionada a eventos de 2023, inclui ainda o pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos.

A Justiça italiana negou um pedido para que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) aguardasse o julgamento sobre sua extradição para o Brasil em prisão domiciliar. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU) nesta terça-feira (19). A decisão, tomada pelo Tribunal de Apelações de Roma na última quinta-feira (13), mantém a parlamentar presa em uma penitenciária italiana.

Zambelli foi detida em Roma no mês passado, quando tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A deputada, que possui dupla cidadania, havia deixado o Brasil em maio, após ser condenada pela Corte a dez anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo crime de invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Anúncios

A condenação, relacionada a eventos de 2023, inclui ainda o pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos. De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual do ataque hacker, que tinha como objetivo emitir um mandato de prisão falso contra o próprio ministro Alexandre de Moraes. Walter Delgatti, condenado por executar o hackeamento, confirmou em depoimento ter agido sob as ordens da parlamentar.

O governo brasileiro formalizou o pedido de extradição em 11 de junho, que foi subsequentemente enviado ao governo italiano pelo Itamaraty. Enquanto aguarda a decisão final das autoridades italianas, Zambelli acumula condenações. Na semana passada, a maioria dos ministros do STF a condenou em outro processo, desta vez por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Anúncios

Situação do mandato

O futuro do mandato de Zambelli na Câmara dos Deputados também é incerto. Em junho, a Casa autorizou que a deputada tirasse 127 dias de licença não remunerada. Caso ela não retome as atividades após o período de licença, poderá sofrer processo de cassação por ausência.

Além disso, a Câmara ainda precisa deliberar sobre dois outros processos de perda de mandato: um em função da condenação pelo caso de invasão ao CNJ e outro devido à condenação recente pelo crime de porte de arma. A decisão final sobre extradição pela Justiça italiana é o próximo passo que definirá os rumos do caso.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios