O painel “Eu que Faço: Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto” vai ser realizado no dia 31 de Julho, às 18h, no Auditório do Edifício João Goulart, localizado na Av. Pedro II, 220, no Centro Histórico de São Luís. O evento, elaborado por sete estudantes do curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) faz parte da disciplina “Gestão Estratégica de Eventos Corporativos” e vai trazer especialistas da área do empreendedorismo de São Luís para compartilhar experiências e estratégias para o desenvolvimento de negócios de impacto na sociedade. As inscrições para o painel “Eu que Faço” já estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário disponível na página do Instagram: @paineleuquefaco. As vagas são limitadas.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Sobre o evento
Vivemos um tempo de grandes desafios: aumento da desigualdade social, desemprego, vulnerabilidade econômica e crise ambiental e social. Diante desse cenário, o empreendedorismo social surge como uma resposta real e transformadora. Pessoas comuns estão criando negócios com propósito, que geram renda, autonomia e impacto positivo para suas comunidades.
O painel “Eu que Faço” celebra, inspira e fortalece essas iniciativas. É um espaço de conexão, troca e inovação para quem age e transforma realidades. O evento vem para dar voz a empreendedores, gestores públicos, estudantes e organizações sociais que acreditam que negócios podem mudar vidas e comunidades sem perder de vista a viabilidade econômica.
O Eu que Faço vai contar com o apoio de empresas e instituições que assumem um compromisso com o desenvolvimento social e econômico, fortalecendo iniciativas que valorizam a diversidade e o empreendedorismo. Entre as apoiadoras estão a Cervejaria Dona, Eneva, Fundação JPA, Emaranhado Hub, Studios BRC, BW Assessoria e o Coletivo Nós. Organizações e instituições bem conceituadas que reconhecem a importância de investir em ações transformadoras e de impacto positivo na sociedade.
Painelistas
O evento vai contar com a participação de quatro painelistas, que vão compartilhar suas trajetórias, experiências e perspectivas sobre como o empreendedorismo social pode gerar impacto positivo.
Ítalo Carvalho – Painelista
Ítalo é Diretor Executivo da consultoria afrocentrada iBlack Brasil, onde lidera estratégias para fortalecer empreendedores negros. É o Idealizador do programa Afrovantagem, focado em educação financeira e capacitação. Atua há 4 anos no ecossistema de inovação e diversidade, com passagens pela Prefeitura de São Luís, em projetos de economia criativa, e pela ImpulsoBeta, como Especialista de Novos Negócios. Desenvolve soluções que unem impacto social e transformação organizacional, promovendo ambientes mais inclusivos e sustentáveis.
Tânia Miyake – Painelista
Atual Diretora da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e representante no Fórum Nacional da CNI das Mulheres Empresárias, Tânia é fundadora da Cervejaria Dona, a primeira cervejaria artesanal da Ilha de São Luís.
Arthur Araujo – Painelista
Arthur Araujo é Administrador formado pela UEMA, com MBAs em Gestão Estratégica e Gestão da Inovação. Atualmente é consultor do SEBRAE-MA contribuindo com o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na região. No setor público, atua como Executivo de Parcerias Privadas na Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís (AMDES).
Rosilda Melo – Painelista
Rosilda é empreendedora, desenvolvendo suas atividades no ramo da beleza e dos cuidados. Atualmente é cabeleireira e trancista, e enxerga em seu trabalho uma ferramenta que contribui para a valorização da autoestima, principalmente de mulheres pretas da região. Também atua na supervisão de cursos profissionalizantes para mulheres e participa da coordenação de um grupo de empreendedoras da macrorregião da Cidade Operária.
Andreia Barbosa – Mediadora
Mediadora do Eu que Faço, Andreia é mestra em Comunicação e faz parte do Grupo de Pesquisa ETC/UFMA/CNPq. Especialista em Jornalismo Cultural e graduada em Relações Públicas pela UFMA, possui MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e tem experiência em Gestão de Comunicação e de Políticas Públicas com ênfase em Direitos Humanos e Infância e Adolescência, tendo atuado no serviço público, na iniciativa privada e em organizações sociais locais e internacionais, a exemplo do UNICEF.
Programação:
18h00 – 18h30 | Credenciamento
18h30 – 19h20 | Mesa de Abertura
19h20 – 19h25 | Apresentação do Painel
19h25 – 21h15 | Painel “Eu que faço: empreendedorismo social e negócios de impacto”, com mediação de Andréia Barbosa e participação de:
• Rosilda Melo – Economia criativa e autonomia feminina
• Tânia Miyake – Ferramentas e oportunidades para negócios de impacto
• Arthur Araújo – Apoio do poder público ao empreendedorismo social
• Italo Carvalho – Negócios de impacto e diversidade
• Encerramento com rodada de perguntas e respostas
21h16 – 21h31 | Sorteio de brindes e encerramento
21h31 – 22h01 | Coquetel e Pocket Show final
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário