Do Tambor ao Beat: projeto conecta tradição e modernidade com oficinas, workshops, masterclasses e festival em São Luís

Com ações nos territórios da Liberdade, Itaqui-Bacanga e Centro Histórico, a iniciativa promove encontros entre mestres do tambor e artistas do hip hop, unindo formação, cultura popular e inovação. Tudo culmina em um grande festival no dia 12 de julho

A força dos tambores maranhenses e a pulsação do beat urbano se unem em São Luís em uma experiência sonora e formativa inédita. Realizado produto pelara cultural Upaon Mundo, em parceria com o grupo Criola Beat, o projeto Do Tambor ao Beat celebra o encontro entre o tradicional e o contemporâneo — entre o sagrado dos terreiros e a potência das ruas.

Anúncios

A iniciativa percorre territórios simbólicos e potentes da cidade — Quilombo Liberdade, região Itaqui-Bacanga e Centro Histórico — com oficinas, workshops de Music Business, masterclasses e um festival multilinguagem, integrando formação, memória e inovação.

“Esse projeto nasce da urgência de valorizar as nossas matrizes culturais em diálogo com a juventude da cidade. Do Tambor ao Beat é ponte, é travessia — entre mestres e aprendizes, entre tradição e invenção, entre território e futuro”, afirma Amanda Bertrand, diretora da Upaon Mundo e idealizadora do projeto.

Anúncios

As atividades já começaram com as Oficinas de Rima do Rap e Musicalidade do Tambor realizadas no IEMA Centro, no CE Luiz Alves Ferreira e acontecem também no CE Dayse Galvão, no dia 23 de junho. As formações são externas aos jovens da rede pública e contam com a participação de mestres nas práticas de tambor, como Mestre Amaral, além dos integrantes do grupo Criola Beat, que conduzem vivências ligadas à rima, beatmaking e produção musical.

As oficinas integram improviso, poesia, escuta e criação coletiva, promovendo um encontro vivo entre gerações e linguagens, onde o saber ancestral se encontra com as tecnologias da música urbana.

Anúncios

“A gente acredita que o beat nasce do tambor. E o que estamos fazendo aqui é honrar essa origem, trazendo os ritmos das batidas tradicionais para dentro da produção contemporânea. O hip hop é um grito urbano que também carrega o som dos nossos ancestrais. É disso que a gente fala no Criola Beat — resistência que pulsa, som que cura e transforma”, afirma Adnon, músico e produtor do grupo Criola Beat.

A seguir as próximas agendas do Projeto do Tambor ao Beat:

Formação para o futuro da música

Anúncios

Serão realizado duas masterclasses para aprofundar os estudos sobre os fundamentos do tambor e práticas musicais contemporâneas, em conexão com os saberes populares e as novas linguagens.

Workshop – Mapa da Música: Conexão e Mercado

De 1º a 4 de julho

Locais:

• Centro Cultural Vale Maranhão (Centro)

• Produtora Novo Quilombo (Liberdade)

• Grupo Congo-Aruandê (Vila Nova)

Anúncios

Temas abordados:

• Direitos autorais da música

• Distribuição digital, estratégias de lançamento e plataformas de streaming

• Branding, gestão de carreira e portfólio

Masterclass – Tecnologia Ancestral: Do terreiro ao estúdio

De 8 a 11 de julho

Centro de São Luís

Anúncios

Festival Do Tambor ao Beat

12 de julho | Centro Histórico de São Luís

Como desdobramento das ações formativas, o projeto culmina em um grande festival multilinguagem, reunindo apresentações artísticas, batalhas de rima, rodas de tambor e encontros entre artistas populares e urbanos.

O evento será um grande manifesto, revelando os frutos dos encontros geracionais, da escuta ancestral e da criação coletiva que marcaram todo o percurso formativo do projeto.

Do Tambor ao Beat é uma realização da Upaon Mundo e do Criola Beat, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Conta ainda com fomento da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios