Cidades do Maranhão recebem sistema de alertas para desastres naturais em teste federal

Em São Luís, técnicos da Defesa Civil estadual e municipal monitoraram o recebimento dos alertas

A capital maranhense foi um dos 36 municípios do Nordeste incluídos no teste do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), realizado neste sábado (14) pelo governo federal. Moradores de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz receberam mensagens emergenciais em seus celulares como parte da simulação que antecede a ativação oficial do sistema, prevista para terça-feira (18).

Anúncios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou os testes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, e destacou a importância do mecanismo para prevenir tragédias. “Perdemos muitas vidas. Agora podemos, com esse sistema, evitar desastres”, afirmou.

Como funcionará na capital maranhense

Em São Luís, técnicos da Defesa Civil estadual e municipal monitoraram o recebimento dos alertas, que serão acionados automaticamente quando houver riscos de deslizamentos, inundações ou outros eventos extremos. O sistema não exige cadastro e atinge todos os celulares nas áreas de risco, mesmo visitantes de passagem pela cidade.

Anúncios

O ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) explicou que os avisos terão dois níveis:

  • Alerta extremo: som de sirene no celular (como em riscos iminentes de enchentes ou deslizamentos)
  • Alerta severo: notificação com tom mais leve (para situações de atenção)

Preparação local

A Defesa Civil do Maranhão reforçou que o sistema complementará as ações já existentes, como sirenes em áreas vulneráveis. “Agora teremos um canal direto com a população via celular, crucial para quem está em zonas de risco”, disse um representante da pasta.

Anúncios

São Luís e cidades vizinhas como Paço do Lumiar foram escolhidas por histórico de alagamentos e vulnerabilidades climáticas. Com a operação oficial a partir da próxima semana, o estado se junta às regiões Sul e Sudeste, onde o sistema já está ativo desde 2024.

Próximos passos

  • 18/06: Ativação oficial no Nordeste
  • Treinamentos: Defesas Civis municipais receberão capacitação para operar o sistema
  • Expansão: Até o fim de 2025, a meta é cobrir todo o território nacional

Enquanto isso, moradores de áreas de risco em São Luís devem ficar atentos às mensagens oficiais e atualizar seus dados nos canais da Defesa Civil municipal para receber orientações personalizadas.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios