O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (13) em Recife (PE). A detenção ocorre após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o ex-ministro por suspeita de obstrução de investigação e favorecimento pessoal.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Machado teria tentado facilitar a emissão de um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, no consulado de Portugal no Recife. O objetivo seria viabilizar a saída de Cid do país. Apesar de a tentativa não ter sido concretizada, a PF avalia que o ex-ministro poderia buscar alternativas em outras representações diplomáticas.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Além disso, Machado é investigado por promover uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro para Bolsonaro por meio de suas redes sociais. A ação chamou a atenção dos investigadores, que veem indícios de possível interferência em processos judiciais relacionados a supostas tentativas de golpe.
O procurador-geral solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a autorização para buscas e apreensões na residência e escritórios do ex-ministro, com o objetivo de coletar documentos e dispositivos eletrônicos que possam contribuir para as investigações.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário