Em meio às comemorações dos 96 anos de emancipação de Urbano Santos, no Maranhão, a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou-se não apenas pelas inaugurações, mas pelo apoio público à pré-candidatura de um aliado do governador Carlos Brandão. O evento, que reuniu lideranças locais, foi visto como campanha antecipada, em um contexto de acusações de uso da máquina pública para fins eleitorais.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Enquanto isso, o prefeito da cidade, Clemilton Barros, aliado de Iracema Vale, enfrenta investigações por suposto desvio de verbas do Fundeb. Segundo denúncia protocolada na Justiça Eleitoral, recursos da educação teriam sido direcionados a parentes e aliados, incluindo o irmão da deputada, Petronio Márcio Lima Vale, que recebia um salário de R$ 7 mil sem exercer função alguma na área.
A situação levanta questionamentos sobre a linha tênue entre interesses políticos e públicos, especialmente com a possível utilização de cargos comissionados na Assembleia Legislativa para fortalecer alianças. Especialistas alertam para o risco de abuso de poder econômico e político, enquanto órgãos de controle são pressionados a investigar as denúncias.
O caso ocorre em um momento sensível, com a proximidade das eleições e a crescente tensão entre grupos políticos no estado. A população aguarda respostas das autoridades, enquanto as acusações podem influenciar o cenário eleitoral maranhense.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário