São Luís é capital brasileira das festas juninas e do reggae, revela pesquisa inédita sobre hábitos culturais da população da cidade

O reggae, escutado por 22% da população, tem uma presença três vezes maior do que a média das capitais (5%), reforçando a sua importância na identidade musical local.

O evento de lançamento da pesquisa “Cultura nas Capitais”, sobre os hábitos culturais dos brasileiros, acontece no Centro Cultural Vale Maranhão, na quinta-feira (21), a partir das 14h30. Para pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e demais interessados, as informações apresentadas trarão o perfil de quem frequenta cinemas, teatros, museus, e outras atrações de São Luís.

Anúncios

Ao todo, foram realizadas 600 entrevistas presenciais e, de acordo com os números, a capital maranhense liderou com folga a participação em festas juninas e é onde esse tipo de festa é mais valorizado como principal evento cultural da cidade (53%). O reggae, escutado por 22% da população, tem uma presença três vezes maior do que a média das capitais (5%), reforçando a sua importância na identidade musical local.

“A pesquisa deixa claro a força da cultura popular de São Luís. É uma capital onde mais moradores vão a festas populares, principalmente às juninas – embora o acesso a essas atividades tenha caído um tanto desde a nossa pesquisa anterior, em 2017”, explica João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte. “O desempenho de São Luís fica acima da mídia em circo, que é outra atividade popular. E os ritmos mais ouvidos na cidade também têm essa característica: forró, sertanejo e gospel. A exceção é o reggae, que tem menos apelo em outras capitais, mas que em São Luís é muito forte”, finaliza.

Anúncios

Outro destaque trazido pelo estudo é a valorização do centro histórico, citada como espaço cultural mais frequentado por 21% dos moradores — um índice dez vezes superior à média das capitais (2%). Esse e outros resultados do maior estudo sobre os hábitos culturais já realizado no Brasil serão apresentados em duas mesas de discussão.

Gabriel Gutierrez abordará o tema “Acesso à cultura nas capitais – Desigualdade e diversidade” ao lado de Guilherme Aranha, da Secretaria de Cultura do Maranhão. Na sequência, o cineasta Beto Matuck; Nadir Cruz, coordenadora do Boi da Floresta de Mestre Apolônio; O pesquisador cultural Jandir Gonçalves participará da mesa “Hábitos culturais em São Luís: Música, espaços e eventos”.

Anúncios

As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do local – há certificado de participação para quem acompanhar o evento.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios