O real ocupa o quarto lugar no ranking das moedas que mais se valorizaram frente ao dólar em 2025, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating. Com alta acumulada de 10,1%, a moeda brasileira só perde para o rublo russo (34,2%), o cedi ganês (16,6%) e a coroa sueca (13,5%). O dólar fechou a terça-feira (13) em queda de 1,34%, cotado a R$ 5,609.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O estudo, que analisou 118 moedas com base em dados do Banco Central, mostra que 72 países registraram valorização cambial neste ano, enquanto 26 tiveram desvalorização. Entre as que mais perderam valor estão o peso argentino (-8,3%) e o bolívar venezuelano (-44,2%), o último da lista.
Cenário externo e juros altos impulsionam o real
A valorização do real está ligada a fatores internacionais e domésticos. Nos EUA, a desaceleração da inflação e a expectativa de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) enfraqueceram o dólar. Além disso, o acordo temporário entre EUA e China na guerra tarifária reduziu a aversão global ao risco.
No Brasil, a Selic em 14,75% — patamar mais alto desde 2006 — atrai investidores estrangeiros. Há ainda uma leve melhora na percepção sobre o risco fiscal, embora as contas públicas continuem sob vigilância.
A Austin Rating utiliza a taxa Ptax do BC como referência. Na véspera, o dólar Ptax estava cotado a R$ 5,6256. Entre as moedas que mantiveram estabilidade frente ao dólar em 2025, estão 20 divisas, como o yuan chinês.
Com informações do ICL Notícias.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário