Coletânea Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô dá início à edição 2025 do Sesc Amazônia das Artes em São Luís

Emerson nos presenteia com um mergulho profundo na cultura do povo Krahô.

A edição 2025 do Sesc Amazônia das Artes inicia em São Luís com o lançamento da Coletânea “Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô” nesta quinta-feira, dia 15 de maio. A abertura acontece às 14h, na Sala Sesc de Exposições, localizada no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e conta com a presença do artista Emerson Silva (TO), que é repórter fotográfico e documentarista. Em seguida, às 14h30, será ministrada uma oficina relacionada à temática abordada com agenda pública.

O trabalho integra a pesquisa desenvolvida por Emerson Silva, junto ao povo Krahô, etnia localizada na região Nordeste do estado do Tocantins. O resultado é apresentado ao público transversalmente, por meio de uma Exposição Fotográfica, um Livro e um Vídeo Documentário que retratam importantes manifestações culturais destes indígenas.

Anúncios

Emerson nos presenteia com um mergulho profundo na cultura do povo Krahô. Através do seu olhar, somos convidados a acompanhar uma emocionante jornada cheia de aventuras de um indígena e a compreender a importância da Festa do Peixe e da Lontra para essa comunidade. Uma obra que une arte e conhecimento, valorizando a rica herança cultural dos povos indígenas brasileiros.

Exposição: “Festa do Peixe e da Lontra – TEP ME TÊÊRE JÕH AMJIKIN”

A exposição foi apresentada ao público pela primeira vez no ano de 2022, em Preto e Branco e retrata uma das manifestações culturais do povo indígena Krahô, a Festa do Peixe da Lontra, que faz parte da cosmologia deste povo, onde é encenado milenarmente nas aldeias do povo Krahô o enredo desta história e a vastação entre seres humanos e natureza, fauna e flora.

Anúncios

Adaptado para a circulação no circuito do Sesc Amazônia das Artes 2025, atualmente é composto por 20 imagens, capturadas digitalmente, no ano de 2018, na Aldeia Manoel Alves Pequeno, na reserva indígena Krahô, durante as festividades da Festa do Peixe e da Lontra. Essas imagens apresentam catálogo bilíngue: Português/Krahô, vídeo e com imagens do povo krahô, e audiodescrição.

Livro: “ FESTA DO PEIXE E DA LONTRA – Histórias do Povo Krahô”

É um livro bilíngue (Krahô/Português) inédito com fotos, ilustrações e textos que conta a história dessa manifestação do povo Krahô. Com 57 páginas, é composto por fotos de Emerson Silva e ilustrações, narrações e traduções realizadas por membros da etnia. A publicação é fruto do projeto Sesc Cultura Convida 2021/2022.

Anúncios

Documentário:  FESTA DO PEIXE E DA LONTRA – Histórias do Povo Krahô”

Dirigido por Emerson Silva, “Festa do Peixe e da Lontra” tem 38 minutos de duração e é dedicado a registrar a riqueza cultural e a espiritualidade do povo Krahô. As gravações originais foram realizadas na Aldeia Manoel Alves, em junho de 2024. Segundo o diretor, o projeto terá uma terceira etapa focada na documentação da própria festa, reforçando o compromisso com a preservação cultural.

Selecionado através de edital da Secretaria da Cultura do Tocantins com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei complementar nº 195/2022), na categoria Produções Audiovisuais – Módulo VI, o documentário oferece agora uma experiência ainda mais imersiva e acessível, com a narração na língua Krahô, legendas em português e janela de Libras, alcançando um público ainda maior, incluindo surdos e pessoas com deficiência auditiva.

Anúncios

A primeira exibição do documentário ocorreu em 2 de novembro de 2024, na Escola Estadual 19 de Abril, localizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno. A iniciativa educacional buscou fortalecer a conexão entre a juventude indígena e sua herança cultural.

Emerson Silva

O paulistano, Emerson Silva, reside em Palmas, capital do Tocantins desde 1995, onde atua como repórter fotográfico e documentarista há mais de 20 anos.

Anúncios

Trabalhou em assessoria de comunicação do Governo do Estado do Tocantins de 2000 a 2019, como Repórter Fotográfico, onde teve a oportunidade de conhecer o fundo de manifestações culturais regionais, patrimônio material e imaterial, comunidades quilombolas e indígenas de diversas etnias.

Contemplado em diversos prêmios de fotografia, fez várias exposições, com destaque para a participação da Mostra “Mulheres que Fazem a Diferença” e Exposição Fotográfica Coletiva, na ONU, no Palácio das Nações Unidas na Cidade de Genebra, Suíça.

Anúncios

Também atuoso como repórter fotográfico em alguns dos principais veículos de comunicação do Tocantins. Atualmente é membro da Associação de Arte Ninho Cultural, em Palmas -TO.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios