Após quatro meses fechado para reformas, o Teatro da Cidade de São Luís, um dos principais espaços culturais da capital maranhense, reabriu as portas no último sábado (26) com melhorias na infraestrutura e acessibilidade. A revitalização, executada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e pela Subprefeitura do Centro, incluiu desde reparos elétricos até a instalação de uma plataforma elevatória.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Entre as principais intervenções estão a ampliação da recepção, a construção de um novo camarim, a revisão do telhado e a implantação de rampas de acesso. Pela primeira vez, o teatro — que tem capacidade para 260 pessoas — conta com espaços reservados para cadeirantes em diferentes setores da plateia.
O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, destacou que a obra vai além da restauração física. “Estamos entregando um espaço preparado para receber toda a diversidade artística e cultural da cidade, com acessibilidade e segurança”, afirmou.
A reabertura foi marcada pelo espetéculo Candlelight, apresentado pela Orquestra Monte Cristo, que combina música clássica com uma ambientação intimista iluminada por velas de LED. O teatro, tombado pela Unesco em 1997 como parte do centro histórico de São Luís, tem arquitetura em estilo Art Déco e agora está com agenda aberta para novas produções.
Artistas e grupos interessados em se apresentar no local podem fazer inscrições por meio de formulário disponível nas redes sociais do equipamento cultural. A expectativa é que o espaço se consolide como um polo de difusão artística na região.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário