Uma fiscalização realizada no último dia 9 de abril em escolas municipais de Turilândia, no Maranhão, revelou graves problemas no fornecimento da merenda escolar e nas condições estruturais das unidades de ensino. As escolas Edmundo Silva e Maria de Jesus Silva Costa, além do Centro de Distribuição de Merenda Escolar, foram alvo da vistoria, que constatou atraso no início do ano letivo, alimentos vencidos ou mal armazenados e infraestrutura deficiente.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Na escola Edmundo Silva, as aulas sequer haviam começado, enquanto na unidade Maria de Jesus Silva Costa o ano letivo só foi iniciado em 3 de abril, quase um mês após o previsto. Durante a inspeção, foram encontrados estoques de polpas de frutas sem controle de validade, produtos remanescentes do ano anterior e freezers com alimentos em condições impróprias para consumo.
Além das falhas na merenda, as escolas apresentavam problemas estruturais preocupantes: banheiros sem portas ou chuveiros, salas de aula sem climatização adequada e espaços improvisados para armazenar materiais. Em algumas unidades, banheiros estavam sendo usados como depósitos de livros e outros itens escolares.
Profissionais da educação e alunos relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia devido às más condições das escolas. As informações coletadas durante a fiscalização devem embasar medidas para garantir a regularização dos serviços e a melhoria da infraestrutura nas unidades de ensino do município.
A Prefeitura de Turilândia ainda não se manifestou sobre os problemas apontados.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário