O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado nesta quarta-feira (23) no Hospital DF Star, em Brasília, onde está internado em recuperação pós-cirúrgica. A ação faz parte do processo criminal que o Supremo Tribunal Federal (STF) move contra ele e aliados por suposta participação em uma trama para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A intimação, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, é uma formalidade legal que comunica aos réus o início da ação penal. Originalmente, os demais investigados do chamado “núcleo 1” já haviam sido notificados entre os dias 11 e 15 de abril. No caso de Bolsonaro, o STF aguardou seu estado de saúde se estabilizar após uma cirurgia de emergência no intestino, realizada no dia 12.
No entanto, após o ex-presidente realizar uma transmissão ao vivo da UTI na terça-feira (22), o Supremo decidiu prosseguir com a intimação. Um oficial de Justiça compareceu ao hospital para cumprir a ordem judicial.
Os crimes sob investigação
Bolsonaro e os demais réus respondem por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e outros crimes que, somados, podem levar a penas superiores a 30 anos de prisão.
Agora, a defesa terá direito a apresentar testemunhas e provas antes do interrogatório dos acusados. O julgamento, sem data marcada, será conduzido pela Primeira Turma do STF, sob relatoria de Moraes.
Enquanto isso, Bolsonaro segue sob cuidados médicos. Sua equipe jurídica ainda não se manifestou sobre os próximos passos no processo.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário