Vozes das quebradeiras de coco babaçu do Maranhão ecoadas por todo o mundo! Na luta pela redução das desigualdades buscando conectar as pessoas por meio da inovação sustentável, a maranhense Cornélia Rodrigues, mais conhecida como Nelinha do Babaçu, brilhou como uma das Embaixadoras da Brazil Conference 2025, evento ocorrido nos últimos dias 12 e 13 de abril, em Boston – EUA.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De Palmeirândia (MA), Nelinha carrega consigo saberes ancestrais sobre o babaçu, e transformou sua trajetória em um movimento de impacto social. Atualmente é sócia do projeto Reflyta, que une sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo, gerando oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“O projeto que me levou à Brazil Conference foi a criação de um sachê para combater a fome e a desnutrição de crianças de 6 meses a 5 anos, substituindo o amendoim pelo coco babaçu. Dessa forma, mulheres que são quebradeiras de coco babaçu, em situação de vulnerabilidade econômica e social, podem ter uma melhor renda e alcançar dignidade financeira, contribuindo para o combate à desnutrição infantil com seu trabalho. Isso também melhora a qualidade de vida delas, já que, através da cooperativa, são as fornecedoras do coco babaçu para a produção do sachê. Assim, duas partes vulneráveis são beneficiadas. Para mim, sustentabilidade e humanidade devem caminhar lado a lado”, ressalta.
A Brazil Conference é um evento promovido por estudantes brasileiros em Boston para atrair o olhar do mundo para o Brasil e impulsionar a economia e o desenvolvimento do país.
No detalhe, Nelinha do Babaçu ao lado de membros do Consulado Geral do Brasil em Boston – EUA.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário