No próximo mês, a estudante Sofia Mota Nunes, de 16 anos, de Imperatriz (MA), estará entre os jovens pesquisadores brasileiros que participarão da Regeneron ISEF, a maior feira pré-universitária de ciência e engenharia do mundo. O evento acontecerá entre os dias 10 e 16 de maio, em Columbus, Ohio (EUA).
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Sofia foi selecionada após se destacar na Mostratec-Liberato, a maior feira de jovens cientistas da América Latina, com seu projeto “Pele artificial destinada à regeneração celular e tratamento de queimaduras”. Desenvolvido na Escola Santa Teresinha, sob orientação do professor Carlos Fonseca Sampaio, o trabalho propõe um enxerto de baixo custo para auxiliar na recuperação de lesões graves.
A pele artificial criada pela estudante utiliza uma combinação de quitosana, ácido hialurônico, albumina e óleo de buriti, formando um biofilme que imita a estrutura da pele humana. O material demonstrou potencial para acelerar a cicatrização, hidratar a área afetada e reduzir riscos de infecção.
Ela integra um grupo de 13 estudantes brasileiros credenciados pela Mostratec, representando oito estados. A feira, que existe desde 1993, é uma das principais portas de entrada para a ISEF, onde jovens cientistas de mais de 80 países apresentam inovações.
Para Sofia, a oportunidade é um incentivo para continuar pesquisando. “Quero contribuir para a saúde pública com soluções acessíveis”, afirma a jovem, que sonha em seguir carreira na área biomédica.
A delegação brasileira embarca em maio, com expectativa de repetir o desempenho de anos anteriores, quando estudantes do país conquistaram prêmios em diversas categorias.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário