Com curadoria de Mariana Cristal Hui, diretora de arte do filme, a Exposição BETÂNIA será inaugurada nesta terça, dia 15 de abril, às 12h, no Shopping Pátio Norte, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. No mesmo dia e local, a produção maranhense ganha pré-estreia no Centerplex, às 18h30min.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A exposição reúne mais de 30 peças e inclui fotos, vídeos, objetos de cena, estatuetas e até o troféu conquistado pelo filme maranhense no Malaysia International Film Festival, um dos mais importantes festivais da Ásia. O horário de visitação é das 10h às 22h. A entrada é franca. Após, a exposição se tornará itinerante e irá para outros espaços do Maranhão.
Produzido pela Salvatore Filmes com Coprodução do Canal Brasil, “ Betânia” , primeiro longa de Marcelo Botta , chega aos cinemas do Maranhão no dia 24 de abril de 2025. O lançamento em todo Brasil será no dia 8 de maio.
Depois do sucesso da exibição no 74º Festival de Berlim, a longa passou por mais de 20 festivais em 16 países. A lista inclui eventos de peso no cenário internacional, como os festivais de Guadalajara (México), Leeds (Inglaterra), Toulouse (França), Rio, Mostra de SP, Huelva (Espanha), Taiwan e o Malaysia International Film Festival, onde recebeu o prestigiado troféu New Hope Award. A estatueta abriu as portas do mercado asiático para o longo brasileiro. Betânia passou por mais três festivais na Índia e outros dois na China após a estreia na Malásia.
Ambientado nos Lençóis Maranhenses, o filme “Betânia” se destaca por mesclar comédia, drama e aventura no retrato de uma mulher de 65 anos e sua família, tratando de temas sociais e ambientais, sempre com muita música e exalando maranhensidade.
A longa é uma homenagem ao povoado que dá título ao filme, e é também uma exaltação à rica cultura do Maranhão, trazendo em sua trilha sonora o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e o Reggae Remix, gêneros tão populares no estado conhecidos como a Jamaica Brasileira. Entre os artistas que compõem a trilha, além de Tião Carvalho, que atua no filme, há músicas de ícones maranhenses como João do Valle e Alcione, e também as toadas originais do Boi da Betânia.
A estreia nacional de Betânia aconteceu em junho passado no encerramento do Festival Guarnicê de Cinema, com o Teatro Artur Azevedo totalmente lotado e os 750 ingressos esgotados em menos de meia hora.
As filmagens foram realizadas no povoado de Betânia, município de Santo Amaro do Maranhão e tiveram diários adicionais em São Luís e Barreirinhas. O elenco é 100% maranhense e conta com nomes como: Diana Mattos, que recebeu a Menção do Júri como Melhor Atriz no Festival do Rio; Nádia D’Cássia, Caçula Rodrigues e Ulysses Azevedo, esses três também indicados como atores coadjuvantes no Rio; Michelle Cabral e Rosa Ewerton Jara, ambas indicadas como atriz coadjuvante na Malásia; o artista pop Enme Paixão, o comediante ludovicense Vitão Santiago e o Mestre Tião Carvalho, que – além de ter sido indicado como melhor ator no Festival do Rio – também assinam diversas músicas que compõe a tão elogiada trilha sonora de “Betânia”.
O filme é uma produção de Salvatore, com coprodução do Canal Brasil e distribuição da O2 Play.
Acompanhe a jornada de “Betânia” em festivais em todo o mundo no instagram@betaniafilme .
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário