A Mostra Curumim acontece na comunidade Portinho, na Ilha de Tauá Mirim , localizada na zona rural de São Luís, Maranhão, dentro de uma reserva extrativista que luta pelo seu reconhecimento. O evento visa se aproximar da comunidade da linguagem cinematográfica, oferecendo uma programação de exibição de filmes, workshops educativos e atividades culturais.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
No dia 29 de março , será realizada uma sessão ao ar livre para o público local, com filmes infanto-juvenis produzidos na Amazônia, nos gêneros animação, ficção e documentário. O evento é uma oportunidade de apresentar uma produção cinematográfica amazônica e estimular a identificação com a cultura local.
Além das exibições, o projeto realizou um workshop lúdico de roteiro com as crianças da comunidade. A Mostra Curumim oferece uma exibição completa no universo do cinema, com destaque para a gravação do curta-metragem “Rota de Fuga” , protagonizado por crianças da comunidade. O filme, de 10 minutos, aborda temas como mudanças climáticas e a ameaça de grandes empreendimentos em territórios tradicionais.
A Mostra surge como uma celebração da identidade cultural e do vínculo com o território, incentivando atitudes de proteção ao meio ambiente e à cultura local. Para chegar à ilha é necessário pegar um transporte até o porto do bairro Coqueiro e fazer uma travessia de canoa, já que a comunidade permanece afastada do restante da cidade, sem uma ponte que a conecte.
A Mostra Curumim é uma iniciativa do coletivo Explana Mermã responsável pela produção de um web-documentário sobre Portinho e pelo Circuito de Cinema Sonhos de Quebrada realizado em 2021, que levou filmes e oficinas para comunidades periféricas de São Luís. O projeto conta com o apoio do edital Re-Farm Cria Coração da Floresta, da Farm Rio + Instituto Regatão, que apoia coletivos liderados por jovens da Amazônia.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário