A Transpetro registrou um crescimento de 325% nas operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship) no Maranhão. A companhia realizou 17 operações, em comparação com quatro realizadas no ano anterior. Atualmente, a Transpetro oferece operações ship to ship em 13 localidades no Brasil, permitindo ganhos de escala ao viabilizar a movimentação de produtos em navios de maior porte. Essa solução otimiza o fluxo logístico e reduz em até 30% os custos de transporte.
“Essa ampliação foi impulsionada pelo aumento na movimentação de petróleo e derivados, refletindo a demanda crescente por soluções logísticas e reforçando o Maranhão como um polo importante para o escoamento da produção nacional”, destaca o gerente executivo de Desenvolvimento de Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Ship to Ship é um tipo de operação em que um navio atraca ao lado de outro para fazer a transferência de petróleo e derivados, ocupando apenas um berço e abrindo espaço para outras embarcações atracarem. Isso reduz a fila de navios, tornando o porto mais ágil e eficiente e otimizando custos.
O gerente setorial de operações da Transpetro em São Luís, José Carlos de Souza Júnior, destaca a capacidade da companhia em atender à crescente demanda por combustíveis na região.
“Estamos empenhados em oferecer soluções eficientes para nossos clientes. Nosso foco é aumentar a flexibilidade operacional. Essas 17 operações contribuíram para a redução da fila de navios no porto, pois no ship to ship apenas um berço é ocupado, o que aumenta a eficiência. Além disso, o tempo médio de operação de transbordo entre navios foi reduzido de 36 para 12 horas com essa modalidade, devido à maior vazão de transferência”, afirma.
Crescimento regional e nacional
Para acompanhar a expansão da produção de petróleo no Brasil, a companhia vem ampliando a oferta de serviços em outras localidades. O crescimento na região Nordeste acompanha o desempenho nacional dessa modalidade de serviço logístico. Líder no mercado brasileiro ao realizar 70% de todas as operações na costa, a Transpetro executou 959 operações em 2024, um aumento de 9,2% em relação às 878 registradas em 2023.
“A Transpetro investe em novas oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e diversificação de clientes para fortalecer sua posição no mercado. O avanço das operações demonstra nossa capacidade de adaptação e compromisso com a eficiência logística, permitindo que a empresa continue crescendo de forma sustentável”, ressalta Rosindo.
Gustavo Rosindo acrescenta que a Transpetro tem se dedicado à otimização dos processos para garantir operações ainda mais seguras, eficientes e sustentáveis, seguindo padrões rigorosos que asseguram a conformidade com as melhores práticas internacionais do setor.
“Esse compromisso reforça a posição da Transpetro como referência na logística marítima nacional, atendendo às demandas do mercado com excelência e responsabilidade e consolidando a companhia como líder em operações ship to ship no Brasil”, afirma Rosindo.
Atuação em novo berço no Porto de Itaqui
A Transpetro participou, em fevereiro deste ano, de uma operação piloto de ship to ship no berço 108, no Porto de Itaqui, em São Luís (MA). A companhia já realiza essa atividade no berço 106 desde 2023. Se aprovada a autorização das operações, a companhia poderá fazer a atracação de mais de uma embarcação no porto, possibilitando a realização de duas operações simultâneas, ampliando a oferta do serviço ao mercado e garantindo produtividade e eficiência logística.
Sobre a Transpetro
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.
A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário