Iphan celebra conclusão de restauro do Complexo Ferroviário de Caxias (MA)

Inaugurada no ano de 1895, a estação sediará o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, além de teatro, cursos profissionalizantes e aulas de artesanato

Uma das mais importantes estações ferroviárias do Maranhão ganha vida novamente. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) celebrou, nesta quarta-feira (12/03), a conclusão da obra de restauro e adaptação de uso do Complexo Ferroviário de Caxias. Construído entre o final do século XIX e o início do XX, o complexo consagrou-se como polo incentivador do desenvolvimento econômico do leste maranhense.

Anúncios

Com os objetivos de preservar o patrimônio ferroviário brasileiro e promover a cultura local, foi entregue à sociedade caxiense o prédio restaurado da Estação, onde funcionarão a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), um teatro com capacidade para 340 pessoas, espaços destinados a cursos de aperfeiçoamento técnico e de informática, aulas de artesanato, bem como áreas administrativas e de apoio, com instalações sanitárias, café e recepção. As obras também contemplaram a restauração dos elementos remanescentes do girador de locomotivas, a limpeza do maquinário e a urbanização do trecho da rua Galiana, que consistiu de instalação do meio-fio em concreto, passeio com piso, pavimentação e travessia diferenciada para pedestres.

“A preservação do nosso patrimônio cultural ferroviário é algo imprescindível, e a entrega desta obra no Maranhão representa a salvaguarda desse patrimônio”, destacou o presidente do Iphan, Leandro Grass. “A sociedade caxiense ganha hoje um complexo cultural que será polo para toda a região, além de se tornar um fomentador da educação técnica e profissionalizante para os jovens e adultos.”

Anúncios

Os investimentos foram de R$ 9.114.584,70 (nove milhões, cento e quatorze mil, quinhentos e oitenta e quatro reais e setenta centavos), com recursos oriundos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A superintendente do Iphan no Maranhão, Lena Brandão, destacou a atuação do Instituto e a magnitude do que a estação representa para a região. “Agradeço a todos os parceiros que contribuíram para esse momento, principalmente à nossa equipe da superintendência – nossos técnicos, engenheiros e arquitetos, que, juntos, conseguimos entregar essa obra linda. A sociedade de Caxias ganha um equipamento importantíssimo para a difusão cultural, que fará toda a diferença no município”, disse ela.

Anúncios

Numa solenidade marcada pela presença do presidente, superintendente e diretores do Iphan e autoridades políticas locais, foi assinado o termo de cessão da edificação entre o Departamento Nacional de Trânsito (DNIT), representado pelo superintendente João Marcelo Santos, e o Governo do Estado do Maranhão, representado pelo secretário de de Administração, Giuberth Garçês.

Garçês frisou que a cessão do complexo ferroviário permitirá ao Governo do Estado implementar programas estratégicos nas áreas da Cultura e da Educação: “Esse complexo será nossa ponte com o município para fomentar novos programas, além de nos possibilitar acompanhar mais de perto as transformações culturais caxienses”.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios