O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), uma nova lei que estabelece limites para o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país. A medida visa promover um ambiente educacional mais focado e menos suscetível às distrações causadas pelos dispositivos eletrônicos.
A nova legislação proíbe o uso de smartphones durante as aulas, no recreio e nos intervalos entre os cursos. Há exceções em casos de situações excepcionais, como emergências, necessidades de saúde ou força maior.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Entretanto, a lei também permite a utilização de celulares em sala de aula em contextos específicos, como para:
- Fins pedagógicos ou didáticos, desde que sob orientação do professor;
- Assegurar a acessibilidade e a inclusão de estudantes;
- Atender às condições de saúde dos alunos e garantir seus direitos fundamentais.
A nova regra se aplica à educação básica, abrangendo a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as escolas já poderão implementar as novas diretrizes no início do próximo ano letivo, a partir de fevereiro.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário