Neste sábado, dia 11, às 19h, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) será palco da exibição de estreia do filme “Um Pé de Caju”, como parte da programação do Edital Ocupa CCVM. O evento promete emocionar e inspirar ao abordar a força e a resistência da coletividade dos povos tradicionais no território quilombola de Cajueiro, em Alcântara (MA).
“Um Pé de Caju” retrata a coletividade como uma característica essencial da vida em comunidade, destacando o espírito de união que impulsiona os avanços e conquistas do território. Através de uma narrativa potente, o filme apresenta as lutas históricas contra a desterritorialização e o apagamento cultural, enquanto celebra a educação como uma raiz importante para o fortalecimento do território.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Essa exibição é um convite a refletir sobre a riqueza cultural e a resiliência dos povos quilombolas, que continuam a preservar suas tradições e construir caminhos de transformação coletiva.
Sinopse
Passado e presente tecem memórias de tradição. Entre histórias vividas e histórias contadas, Cajueiro, comunidade quilombola do município de Alcântara (MA), desapropriada de seu primeiro território em 1980 – devido a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara – se reterritorializa cotidianamente através da transmissão do conhecimento educacional quilombola.
Programação do Evento
19h: Boas-vindas
19h15: Exibição do filme “Um Pé de Caju”
19h40: Bate-papo com a equipe de produção e moradores da comunidade quilombola
20h15: Apresentação cultural do Coco Marajá do Cajueiro
21h: Finalização do evento
O evento proporciona ao público uma experiência completa, combinando audiovisual, diálogo e celebração da cultura tradicional.
Sobre a execução do filme
“Um Pé de Caju” é um projeto audiovisual que é fruto de trabalho colaborativo e é desenhado e executado através da conjuntura de diversos esforços e narrativas. Fazem parte desta articulação a comunidade quilombola como personagem principal da história, Associação Cidade Escola Aprendiz, Centro de Referências em Educação Integral e Comunidade Educativa CEDAC. Há ainda os parceiros institucionais: Flacso, Secretaria Municipal de Alcântara, Porticus e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Maranhão. A concepção técnica e artística é da BICHO D’ÁGUA FILMES, plataforma de pesquisa, produção audiovisual e outras encantarias. Oficialmente criada em 2016, a BICHO D’ÁGUA FILMES é uma produtora audiovisual sediada em São Luís do Maranhão.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário