Quer se manter informado e ainda apoiar o jornalismo independente? Seja membro ou padrinho do Portal Cubo aqui!
As chuvas aumentam gradualmente entre o Maranhão e o Ceará ao longo de janeiro de 2025, impulsionadas pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e por instabilidades tropicais potencializadas pelo aquecimento do oceano. Apesar disso, o norte do Maranhão deve registrar volumes de chuva abaixo da média histórica para o período, segundo o site ClimaTempo.
Na região conhecida como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as chuvas tendem a se regularizar de forma gradual. No Tocantins, o volume de precipitações será mais significativo e frequente. Já no Maranhão e no Piauí, as chuvas aumentam em intensidade e regularidade à medida que o mês avança.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Nordeste apresenta contrastes
No leste do Nordeste, as chuvas serão mais eventuais e passageiras, mas o Recôncavo Baiano enfrenta maior risco de temporais. Enquanto isso, o calor intensifica-se em estados como Bahia, Pernambuco, Alagoas, e Paraíba.
Já no centro-oeste da Bahia, os volumes de chuva devem ultrapassar a média esperada, especialmente na região sudoeste, que estará sob influência de corredores de umidade. No entanto, pausas na chuva, acompanhadas de calor intenso, também estão previstas para o estado.
Contexto climático
A análise, conduzida pelo meteorologista Vinícius Lucyrio, destaca que os fenômenos atmosféricos característicos de janeiro têm sido influenciados por fatores como a temperatura elevada do oceano e a dinâmica das instabilidades tropicais.
Para o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão indica um mês de contrastes climáticos, com volumes de chuva variando significativamente de acordo com a localização.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário