Atraso salarial e bloqueio de contas colocam servidores de Paço do Lumiar em crise financeira

O bloqueio das contas do município e a falta de pagamento do 13º salário geram tensão e dificuldades para os trabalhadores. Sindicato cobra soluções urgentes.

Quer se manter informado e ainda apoiar o jornalismo independente? Seja membro ou padrinho do Portal Cubo aqui!

Os servidores públicos de Paço do Lumiar enfrentam um momento de grande apreensão devido ao atraso no pagamento do salário de dezembro e da segunda parcela do 13º salário. A situação, já delicada, foi agravada pelo bloqueio das contas do município, determinado pela Justiça, por suspeitas de irregularidades em gestões anteriores. O episódio gerou uma crise administrativa e financeira que impacta diretamente os trabalhadores municipais.

Anúncios

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) tomou medidas legais e entrou com uma ação civil pública para cobrar o pagamento imediato do 13º salário dos profissionais da Secretaria de Educação. A presidente da entidade, Jori Mary Souza, lamentou os efeitos devastadores da crise na vida dos servidores.

“Essa situação traz um impacto direto na vida financeira dos servidores, muitos deles sustentam suas famílias. É preocupante os juros de contas e dívidas acumuladas. Não é justo que os servidores paguem por um problema causado pela má gestão. Muitos não puderam sequer aproveitar adequadamente o Natal”, afirmou.

Anúncios

Entre os prejudicados, está Kepler Sousa, professor de Geografia da rede municipal, que classificou o momento como um “colapso financeiro”. Apesar de contar com uma renda extra de um segundo emprego, ele destacou a realidade de colegas que dependem exclusivamente dos salários municipais.

“As contas atrasadas geram uma série de compromissos financeiros não honrados. Quem depende exclusivamente do salário de Paço está em uma situação muito difícil”, desabafou.

Anúncios

O servidor público Márcio Ribeiro também criticou duramente a gestão atual e as justificativas para o bloqueio das contas municipais, atribuído a uma tentativa de compra de girotecas. Segundo ele, a medida judicial, embora necessária para prevenir irregularidades, acabou penalizando os trabalhadores.

“Todo fim de gestão é esse caos. Não há respeito pelos servidores. Estamos sendo penalizados por atos de terceiros e enfrentando um silêncio absoluto de quem deveria nos dar respostas”, afirmou.

Com informações do Difusora News.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios