Polícia Civil do Maranhão realiza operação contra influenciador digital Marcos Alencar Filho por rifas ilegais

Em um desdobramento da operação, R$ 12,7 milhões do influenciador foram bloqueados, além de ele ser proibido de deixar o país

Na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou a operação Cortina de Fumaça, contra o influenciador digital Marcos Alencar Filho, acusado de comandar um esquema de rifas ilegais. A operação visou desmantelar a prática criminosa que envolvia engano aos consumidores sobre a destinação dos recursos arrecadados e ocultação de bens.

Anúncios

Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e sequestro de bens de Marcos Filho, incluindo veículos de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos. Policias também realizaram diligências no apartamento do influenciador, localizado em um condomínio no Centro de São Luís, e em um galpão na Vila Militar, na BR-316, onde eram armazenados os prêmios e gravados os vídeos de promoção das rifas.

O Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) investigou que o esquema utilizava autorizações destinadas à comercialização de títulos de capitalização como fachada para a realização das rifas. Para driblar a fiscalização, os valores arrecadados eram repassados a uma entidade de assistência social, que, em seguida, devolvia grande parte do dinheiro a Marcos Filho.

Anúncios

Em um desdobramento da operação, R$ 12,7 milhões do influenciador foram bloqueados, além de ele ser proibido de deixar o país, com a obrigação de entregar o passaporte e não mudar de endereço. As redes sociais de Marcos Filho, utilizadas para divulgar as rifas, também foram bloqueadas judicialmente. Até o momento, o influenciador não respondeu aos questionamentos da reportagem do g1.

Além das acusações de rifa ilegal, Marcos Filho está sendo investigado por lavagem de dinheiro, com práticas como ocultação de bens em nome de terceiros e movimentação financeira por meio de contas pessoais e empresariais. O esquema criminoso também envolve outras pessoas, de diferentes estados, além de uma entidade filantrópica e uma capitalizadora que supostamente integravam a rede de crimes.

Anúncios

A investigação continua em andamento, com o foco em desmantelar a organização criminosa e identificar todos os envolvidos no esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro. As autoridades destacam que outras prisões e apreensões podem ocorrer conforme o andamento das investigações.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios