O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou o afastamento do comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, em meio ao escândalo da “máfia dos falsos taxistas”, revelado no último domingo (15) pelo programa Fantástico. A decisão foi comunicada nas redes sociais, com o objetivo de garantir celeridade e isenção nas investigações. Para ocupar o cargo interinamente, foi nomeado o coronel Pitágoras Mendes Nunes.
A reportagem do Fantástico apontou que o coronel Paulo Fernando teria se beneficiado de um esquema ilegal que envolve a obtenção de placas de táxi para compra de veículos com isenção de impostos. Além dele, outros policiais supostamente envolvidos também foram afastados, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com as investigações, o coronel Paulo Fernando possui registro como taxista na cidade de Bacabal, a 250 km de São Luís, e adquiriu dois veículos com isenção de impostos. Um desses carros, comprado em 2021, custou R$ 14 mil a menos, conforme a nota fiscal.
Embora tenha declarado à Secretaria de Fazenda que não exerce atividade remunerada como taxista, o comandante reconheceu a posse do alvará e solicitou o cálculo dos impostos para regularizar a situação. No entanto, o Ministério Público afirma que o valor devido ainda não foi quitado. Outro detalhe que chamou a atenção é que um dos veículos do coronel não possui placas com números vermelhos, obrigatórias para táxis que usufruem do benefício fiscal.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) afirmou, em nota, que as informações sobre terceiros não podem ser divulgadas devido ao sigilo da investigação. Contudo, a entidade não esclareceu como o veículo do coronel foi registrado como carro de passeio.
O esquema foi descoberto pelo Ministério Público do Maranhão, que investiga um esquema de corrupção e sonegação fiscal no estado. Pessoas estariam fraudando registros de taxistas e utilizando alvarás para obter isenção fiscal na compra de veículos de luxo, com descontos que podem ultrapassar R$ 20 mil.
Segundo os investigadores, entre 2020 e 2024, quase 10 mil carros foram adquiridos com isenção de impostos no Maranhão. Desses, cerca de 35% apresentam indícios de fraude no emplacamento. Muitos desses veículos circulam em São Luís, mas não são utilizados como táxis.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário