A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação Nonsense II, visando desarticular um grupo criminoso investigado por fraudes no Censo Escolar Municipal de Serrano do Maranhão.
Conforme apurações, o esquema envolvia a inserção de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, para aumentar o repasse de recursos do Fundeb. A fraude concentrou-se na modalidade “Ensino de Jovens e Adultos” (EJA), que registrou um aumento de 4.330% no número de alunos entre 2018 e 2022, o maior percentual do país. Atualmente, o EJA representa 36,29% das matrículas na rede municipal e 15,06% da população local.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A operação mobilizou 20 policiais federais para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em São Luís, Serrano e Apicum-Açu. Medidas cautelares, como o afastamento de servidores, também foram aplicadas.
Os envolvidos podem responder por inserção de dados falsos, falsidade ideológica, associação criminosa, entre outros crimes. A investigação conta com o apoio da CGU e do TCE-MA.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário