A artista maranhense Silvana Mendes é um dos destaques da exposição “Artistas do Vestir: Uma Costura dos Afetos”, que entra em cartaz no dia 27 de novembro no Itaú Cultural, em São Paulo. Reconhecida por suas criações que exploram a moda como ferramenta de expressão cultural e afetiva, Silvana une o universo do vestuário a narrativas identitárias, em uma mostra que reúne artistas de diferentes regiões do Brasil.
A exposição dialoga com outras programações do Itaú Cultural em novembro, como o Encontros IC Play e a mostra de filmes “Uma Costura dos Afetos”, na plataforma Itaú Cultural Play.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Moda no streaming: uma reflexão sobre identidade e política
A partir do dia 27, cinco documentários estarão disponíveis na plataforma Itaú Cultural Play, abordando a moda sob diferentes perspectivas. Entre os destaques estão:
- “A Costura do Invisível” (2005), sobre o icônico desfile de Jum Nakao;
- “Favela é Moda” (2019), que narra a trajetória da agência Jacaré Moda;
- “O Ponto Firme” (2022), mostrando a transformação social através do crochê em presídios;
- “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” (2019), que explora o trabalho incessante da indústria têxtil em Toritama (PE);
- “Ôrí” (1989), sobre os movimentos negros no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980.
Encontros IC Play: o figurino como narrativa
No dia 26, às 19h, o Itaú Cultural promove o Encontros IC Play, com as figurinistas Paula Iglecio e Chris Garrido. Em um bate-papo mediado por Cris Rose, o evento discutirá o papel do figurino na construção de personagens e narrativas audiovisuais.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário