Nos últimos 60 anos, o aquecimento em algumas áreas do Brasil chegou a até 3ºC, um valor significativamente acima da média global, segundo o novo relatório Mudança do Clima no Brasil – síntese atualizada e perspectivas para decisões estratégicas. Lançado oficialmente nesta quarta-feira (6), em Brasília, o estudo aponta que o país enfrenta um aumento alarmante das temperaturas máximas diárias em várias regiões.
Impactos do Aquecimento Acelerado
De acordo com o relatório, que faz parte do último levantamento do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e de outras pesquisas, as consequências já são visíveis. Desde a década de 1990, o Brasil registrou um aumento drástico nos dias com ondas de calor, passando de sete para 52 por ano até o início desta década. O documento alerta que eventos extremos, como secas intensas e ondas de calor, tendem a se intensificar, com alta probabilidade de se tornarem recorrentes em diversos estados.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Consequências para o Futuro
A previsão para os próximos 30 anos é alarmante: se o aquecimento global atingir 2ºC até 2050, várias regiões do Brasil enfrentarão problemas graves. No cenário projetado, a Amazônia pode perder até 50% da cobertura florestal, e o Nordeste corre o risco de ver até 94% do seu território transformado em deserto. As grandes cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, poderão sofrer com a escassez de água, afetando a vida de milhões de brasileiros.
O relatório ainda prevê que as mudanças climáticas afetarão a saúde pública, com o aumento de doenças transmitidas por vetores, e trará impactos econômicos profundos, como a redução de até 77% nos estoques pesqueiros e uma perda significativa nos empregos do setor.
Ações Necessárias
Para conter esses efeitos, os cientistas recomendam que o Brasil limite o aumento da temperatura global a 1,5ºC. As sugestões incluem zerar o desmatamento, adotar práticas agrícolas de baixo carbono e aumentar o uso de áreas verdes nas cidades para ajudar na adaptação às mudanças climáticas.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário