O professor e jornalista Diego Noleto lança o livro de contos “Mares Perversos e outros textos insólitos”, sua estreia na literatura. O lançamento ocorrerá neste sábado (09), às 17h, no espaço Casa do Escritor, dentro da programação da 17ª Feira do Livro de São Luis, que acontece dos dias 01 a 10 de novembro.
“Agora saio do campo da informação e vou para uma escrita ficcional”, diz o autor sobre a publicação do seu primeiro livro. Ao todo são doze contos com temas sobre a relação das pessoas com o cotidiano, mas também sobre assuntos mais delicados como morte, abandono e solidão.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O livro é também uma homenagem à literatura latino-americana, uma de suas principais influências, já que, segundo o autor, transcreve em palavras o aspecto das coisas inexplicáveis que fazem parte da vida comum de todos nós.
“Sempre gostei muito dessa coisa de uma escrita que não falasse apenas do cotidiano aparente, algo que o jornalismo tem como premissa, mas de uma literatura que fosse capaz de resgatar os elementos mais extraordinários”, explica o autor.
Foram três anos até a obra ficar pronta. Durante esse tempo, o autor foi se acostumando à vida marítima de São Luís, e sua mudança para a capital, em 2020, serviu de inspiração para muitos textos, inclusive para o título do livro, já que muitas histórias têm o mar como cenário, um mar que nem sempre será acolhedor.

“São mares perversos, nossos mares particulares e que nem sempre nos levam por um caminho feliz”, diz o autor, explicando sobre os vários finais trágicos de suas histórias.
É um livro sobre as coisas perversas do mundo aparente, sobre ilusões e desejos que nunca se realizarão, mas também não poderiam faltar os aspectos da memória, dos causos insólitos sobre vizinhos idosos com seus impulsos para o medo e o terror.
“Acho que tem de tudo no livro. Quis fazer uma homenagem aos meus autores favoritos e acabei trazendo coisas da minha própria vida, meus medos, alguns traumas como a perda de amigos, uma vontade de viajar também, portanto são as experiências da vida de todos nós”, afirma.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário